Seminário da Graduação do IRI/PUC-Rio faz um levantamento sobre os BRICS nos últimos 10 anos

Entre os dias 07 e 08 de novembro, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, em parceria com o BRICS Policy Center, organizou o Seminário “BRICS 10 anos: o que esperar para o futuro?”. O evento ocorre semestralmente, abordando temas atinentes à política internacional, e reúne importantes especialistas nacionais e internacionais para um debate público com os participantes presentes.

Em sua última edição, o seminário procurou focalizar, por um lado, o processo de transformação na política mundial e no sistema internacional e as implicações no grupo dos BRICS. E, por outro lado, os desafios e restrições enfrentados hoje em seus esforços para se manter como força de mudança na ordem mundial.

Nesse sentido, a primeira sessão do evento apresentou uma avaliação sistemática do grupo BRICS, seus avanços, suas agendas, as mudanças trazidas no sistema internacional, os déficits, as dificuldades enfrentadas e também as possibilidades e perspectivas de futuro. Estavam presentes no debate Luis Fernandes (BPC/IRI-PUCRio), Nivedita Ray (ICWA), Victória Panova (FEFU), Philani Mthembu (IGD) e Graciela Rodriguez (REBRIP).

Já a segunda sessão do evento procurou fazer uma análise mais ampla da denominada “Indústria 4.0” e o futuro do mercado de trabalho nos países BRICS, levando em consideração, principalmente, o papel cada vez mais proeminente da China nas relações comerciais do grupo. No evento, estavam presentes os especialistas José Eduardo Cassiolato (UFRJ), João Carlos Ferraz (IE-UFRJ), Érica Leite (INPI) e Paulo Esteves (BPC/IRI-PUC-Rio).