Segundo “Debates Instantâneos” discute o Coronavírus na China e suas implicações para a Política Internacional

No dia 14 de fevereiro de 2020, o BRICS Policy Center organizou a palestra “Coronavírus na China e as implicações para a Política Internacional”. O evento teve o intuito de debater a respeito do novo Coronavírus e suas repercussões para a política internacional, dando ênfase nas ações realizadas pelo governo chinês, assim como os efeitos na política e economia nacional e internacional.

Na ocasião, estiveram presentes o Sr. Li Yang, Cônsul-Geral da República Popular da China, o Prof. Luiz Roberto Cunha, Centro de Ciências Sociais e Departamento de Economia da PUC-Rio, Profª. Monica Herz, Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, e a Dra. Marilda Siqueira, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, a mediação foi feita pela pesquisadora do BPC, Prof. Maria Elena Rodriguez (IRI/PUC-Rio).

Em sua fala, o Sr. Li Yang, Cônsul-Geral da China, apresentou o atual quadro de epidemia do novo Coronavírus na China, assim como evidenciou como o governo chinês está lidando com isso. Segundo o Cônsul-Geral, a China tem concentrado seus esforços na contenção da epidemia, no tratamento dos pacientes diagnosticados e no investimento em pesquisas científicas a respeito do vírus, em colaboração com organizações internacionais e grandes centros de pesquisa ao redor do mundo, que possibilitem o desenvolvimento de uma vacina.

Sob uma perspectiva mais técnica, Dra. Marilda Siqueira, apresentou a nova terminologia científica do vírus anunciada pela OMS – Covid-19 – e também explicou um pouco mais acerca da transmissão, dos sintomas e da necessidade de se conhecer melhor as características do Covid-19 para contenção da doença.

Já o Professor Luiz Roberto Cunha abordou os impactos econômicos dessa epidemia para China e também para outros países do mundo a partir de uma análise comparativa com outros momentos de crises e epidemias. Segundo Luiz Roberto, ainda é cedo para previsões, mas o que se pode afirmar é que, tendo em vista o tamanho da economia chinesa, quaisquer mudanças  causadas pela epidemia do novo coronavírus impactará a conjuntura econômica internacional.

Por fim, a professora Monica Herz apresentou suas considerações finais acerca das discussões, pontuando que este pode ser um importante momento de cooperação internacional e recuperação do multilateralismo. Com isso, o debate foi aberto ao público presente, que pôde tecer suas considerações e fazer perguntas destinadas aos palestrantes da mesa.

O evento é continuidade da série Debates Instantâneos, que periodicamente traz análises de questões concernentes à conjuntura internacional, reunindo acadêmicos, representantes da sociedade civil, setor privado, lideranças políticas e imprensa.