Repensando os BRICS e o papel da China

O BRICS Policy Center, em parceira com a ActionAid, sediou o seminário “Repensando os BRICS e o papel da China” nos dias 10 e 11 de outubro. O objetivo principal foi refletir conjuntamente sobre a ascensão chinesa e as novas disputas por hegemonia que emergiram a partir da ampliação de sua influência, e dar prosseguimento a um esforço, já em curso, de atuar em rede e incidir sobre as novas dinâmicas globais.

Tendo em vista os dez anos de existência dos BRICS e a ascensão chinesa no cenário político e econômico global, foi promovido um ambiente de compartilhamento de conhecimentos e experiências, com a apresentação de diagnósticos e resultados de pesquisas realizadas nos últimos meses. O seminário resgatou a importância dos BRICS e do multilateralismo no mundo e fez um balanço da coordenação que os BRICS, como instituição, criaram entre as sociedades civis desses países.

Para a Professora Maria Elena Rodriguez, o seminário proporcionou um balanço eficiente dos dez anos de BRICS, uma vez que contou com a presença de representantes da Índia e da África do Sul, permitindo uma leitura mais ampla e mais crítica da situação atual do grupo.

Ainda de acordo com a Professora, o evento também iniciou uma discussão sobre as perspectivas para o Brasil como presidente dos BRICS em 2019 e sede da próxima Cúpula do grupo, reiterando sempre a importância desse espaço e de uma participação ativa do Brasil não só nos BRICS, mas também no multilateralismo e na Cooperação Sul-Sul.