Caminhos para Construção de Sistemas e Processos de Monitoramento e Avaliação da Cooperação Sul-Sul

BRICS Policy Center e a Articulação Sul lançaram no dia 26 de maio, 2017, o documento “Caminhos para Construção de Sistemas e Processos de Monitoramento e Avaliação da Cooperação Sul-Sul”. O lançamento aconteceu no evento de aniversário de 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) em Brasília. 

O documento é resultado da primeira edição dos “Diálogos da Cooperação Sul-Sul, que foi organizada no BRICS Policy Center em janeiro com o apoio da Articulação Sul e em colaboração com a ABC. O evento buscou discutir questões acerca das práticas de avaliação e monitoramento da CSS, de modo a verificar a efetividade dos projetos e programas implementados, além de perceber como eles devem ser quantificados de forma diferente da cooperação Norte-Sul. A série de diálogos reuniu em seis dias representantes de 12 países em desenvolvimento, de agências de implementação brasileiras, SCO’s, organizações internacionais e da academia.

O roadmap foi construído a partir do debate realizado no evento supracitado entre atores governamentais, acadêmicos e da sociedade civil de diversos países em desenvolvimento e apresenta reflexões dos autores sobre questões específicas à CSS, com o objetivo de subsidiar a construção de sistemas de avaliação e monitoramento que levem em consideração sua diversidade de práticas e contextos.

O BRICS Policy Center aproveita o espaço para agradecer a todos os participantes e aos seus parceiros que apoiaram o evento e o processo: United Nations Development Programme – Soul Policy Centre – UNDPOxfam Brasil e DFID.

 

Para saber mais sobre os “Diálogos da Cooperação Sul-Sul Brasileira: M&A” clique aqui.

O documento está disponível em português e pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. A versão em inglês será lançada em breve.