A Desigualdade Urbana manifestada em violência no Rio de Janeiro: em busca do direito à cidade no campo da segurança pública

O problema da desigualdade urbana possui causas e consequências incontáveis, assim como produz realidades violentas pelas quais podemos compreender a incidência deste fenômeno. Isto posto, esse artigo terá como ímpeto o desenvolvimento de um estudo interseccional acerca das variáveis que condicionam a intensificação das desigualdades nas relações do cotidiano urbano, tendo a cidade do Rio de Janeiro como o nosso estudo de caso. Contudo, torna-se essencial produzir este trabalho através de um tópico de estudos que incorpore os diferentes efeitos produzidos pela desigualdade urbana: o campo da segurança pública. Desse modo, esta análise será estruturada em quatro partes. Em primeiro lugar, realizaremos uma contextualização da realidade desigual presente na cidade do Rio de Janeiro com base em diferentes referências estatísticas e argumentações teóricas, de forma que possamos compreender como a desigualdade urbana se manifesta em violência neste local. Em segundo lugar, em decorrência do cenário que fora desenvolvido anteriormente, iremos apresentar o processo pelo qual ocorre a deturpação do conceito de “cidadania”. Em terceiro lugar, torna-se fundamental evidenciar o papel desempenhado pela sociedade civil neste contexto. Por fim, serão apresentadas possíveis respostas para este problema, tendo como objetivo a reivindicação do direito à cidade.

A primeira parte da edição de Monitors intitulada “Cadernos BRICS-Urbe”, coordenada pelo professor Sérgio Veloso dos Santos Júnior, convidou alunos da graduação de Relações Internacionais da PUC-Rio a desenvolveram uma reflexão sobre as distintas dimensões do problema da desigualdade como exercício final do curso de estudos avançados “Desigualdades e políticas públicas nas sociedades contemporâneas. Ao longo dos três textos, o leitor encontrará jovens graduandos se esforçando não só para compreender as dinâmicas e dimensões das desigualdades em uma perspectiva teórica, mas, acima de tudo, dispostos a situarem a si mesmos no cenário mais amplos das desigualdades, reconhecendo lugares de fala e buscando encontrar saídas para uma problemática que atravessa e impacta a todos nós, mas também de modo desigual.

Autores:  André Aranega, Carolina Góis, João Pedro de Oliveira, João Pedro Valente, Matheus Consone e Rodrigo Souza.

Download