Governança Policêntrica

Governança Policêntrica

Projeto voltado à produção de conhecimento a partir da criação do Grupo de Estudos entre o BRICS Policy Center, do Brasil, e o Institute of Advanced Studies in Sustentability, da Alemanha, com foco na agenda climática. O projeto atual visa elaborar um mapeamento da atuação das coalizões globais do setor de energia, no escopo da governança policêntrica de clima.

Resumo das Atividades

As atividades desenvolvidas para o projeto sobre Governança Policêntrica, apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS) foram a coleta de informações  sobre as coalizões do setor de energia mais atuantes no regime do clima, com posterior identificação dos atores do setor privado que fazem parte dessas coalizões, destacando aqueles que tem registro na Plataforma NAZCA, e de seus projetos desenolvidos. Assim, foi produzido um mapa com as sedes das empresas e seus projetos no mundo, que pode ser visualizado clicando no botão Mapeamento Energia e Clima, e um diagrama interativo com as coalizões, seus membros do setor privado e as iniciativas registradas na plataforma NAZCA, que pode ser visualizado clicando no botão Coalizões Globais do Setor de Energia.

Publicações 

A Caminho da Transição Energética? O papel dos atores e...

Este paper tem como principal objetivo analisar o papel dos atores privados do setor de energia em meio ao novo modelo de governança de clima, também denominado como governança policêntrica.

Equipe

Carolina Alves

Pesquisadora Assistente

Maureen Santos

Coordenadora da Plataforma Socioambiental / Pesquisadora

Apoio Institucional

Instituto Clima e Sociedade
Institute for the Advanced Study of Sustainability