PROJETO SOUTH-SOUTH COOPERATION RECEBE ESTAGIÁRIOS ESTRANGEIROS

O BRICS Policy Center, através do seu projeto South-South Cooperation, recebeu 03 (três) estagiários voluntários estrangeiros entre os meses de agosto e setembro: John Meylan, Victoria Waldersee e Jan Schablitzki – que vieram ao Rio de Janeiro exclusivamente para contribuir para a pesquisa do projeto sobre cooperação brasileira nas áreas de agricultura e saúde em Angola e Moçambique .

De acordo com John Meylan – mestrando da Unil-Geneva University – os estudos de desenvolvimento são extremamente focados na cooperação multilateral e nos modelos e práticas do Norte, de forma que tendem a negar as práticas Sul-Sul, considerando a cooperação internacional tendenciosa. Já Victoria Waldersee – estudante da University of London – acredita que as iniciativas da cooperação Sul-Sul são relevantes para a alteração das conotações de “desenvolvimento” a partir de uma indústria baseada em relações dependentes entre doares e receptores de ajuda. Jan Schablitzki – mestrando da Universität Duisburg-Essen –, por sua vez, pensa que os estudos da cooperação Sul-Sul permitem aprofundar e expandir o conhecimento acerca de projetos concretos, como a cooperação em desenvolvimento do Brasil com a África.

Durante o período de permanência no BRICS Policy Center, cada estagiário esteve envolvido com uma produção específica que será divulgada em breve. Tais produtos circularam pelo Núcleo de Cooperação e foram debatidos em conjunto a fim de estimular o intercâmbio entre os estudantes estrangeiros e as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Centro.

Jan Schablitzki realizou uma pesquisa sobre a decisão dos países BRICS de estabelecer um banco de desenvolvimento na última cúpula do grupo em julho de 2014 em Fortaleza. O Policy Brief aponta que a fundação do banco representa um passo importante na institucionalização da cooperação entre os países BRICS e que pode se tornar um contrapeso às instituições financeiras existentes. Ademais, o novo banco pode  servir como um instrumento importante da cooperação Sul-Sul. Embora, o futuro papel do banco dependerá fundamentalmente do paradigma de desenvolvimento que os países membros do banco adotarão nas suas políticas financeiras.

Victoria Waldersee desenvolveu um Factsheet comparando investimento privado do Brasil e da China na África Subsaariana. A partir de dados recentes, a pesquisa apresenta um mapa dos investimentos privados de ambos os países em Angola e Moçambique, apontando para a expansão e a diversificação do mesmo. Tal intensificação das relações também veio acompanhada de um maior engajamento em projetos de responsabilidade social corporativa por parte desses atores. Assim, identificam-se potenciais contribuições das empresas privadas brasileiras e chinesas para com os objetivos de desenvolvimento como também para a cooperação Sul-Sul a partir da ênfase no desenvolvimento sustentável, em projetos de infraestrutura e na criação de mercados locais.

Agradecemos à CCCI e aos estagiários John, Jan e Victoria pela pesquisa realizada e pela participação no Núcleo de Cooperação e SSC-Project, e esperamos desenvolver novos projetos em conjunto com a Unil-Geneva University, a Universität Duisburg-Essen, a University of London.