Projeto de pesquisa conduzido pela Prof. Paula Drumond sobre a agenda ‘Mulheres, Paz e Segurança’ na América Latina é contemplado em edital da FAPERJ

Paula Drumond, coordenadora adjunta da Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM/BRICS Policy Center) e professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, teve seu projeto contemplado pelo edital de Auxílio à Pesquisa (APQ1) da FAPERJ. O projeto, intitulado “‘Mulheres, Paz e Segurança’ na América Latina: Avanços e Desafios para a Construção e a Promoção da paz”, será desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa “Gênero, Paz e Segurança” do GSUM. A equipe do projeto também é composta pelas pesquisadoras do GSUM, Dra. Tamya Rebelo (ESPM, São Paulo e Belas Artes) e Isa Mendes (IRI/PUC-Rio).

O projeto de pesquisa pretende mapear e analisar as políticas e processos de elaboração e implementação da agenda Mulheres, Paz e Segurança (MPS) na América Latina, identificando suas contribuições e limitações para o avanço da paz sustentável na região. Ao investigar como a agenda MPS vem sendo produzida e implementada na América Latina, a pesquisa identificará quais são os desafios e dificuldades para a concretização local desse marco normativo.

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) é a agência estadual de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação. O Auxílio à Pesquisa (APQ 1) é um dos programas de fomento mais antigos e procurados da FAPERJ, destinando-se a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa individuais conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente. Este ano, foram selecionados 411 projetos, de 37 diferentes instituições.

Para saber mais sobre o trabalho da linha “Gênero, Paz e Segurança” do GSUM, baixe o paper “Implementing the Women, Peace and Security agenda in Brazil” publicado recentemente pelas pesquisadoras Paula Drumond e Tamya Rebelo.