Pesquisadora do BPC recebe representantes da Gavi e da GHS para estabelecer parcerias futuras entre as instituições

No último dia 28 de novembro, esteve no Brasil o Dr. Yoshinobu Nagamine, gerente sênior da Gavi, a  Aliança Mundial de Vacinas que responde por ações globais de imunização em diversos países no mundo, acompanhado da analista sênior da Global Health Strategies (GHS), Susana Ribeiro. Ambos foram recebidos pela pesquisadora Camila Santos no BRICS Policy Center (BPC), em uma reunião realizada com a perspectiva de estabelecer parcerias futuras entre as instituições.

A Gavi é parceira do Ministério da Saúde brasileiro há muitos anos, sobretudo, em vacinas de febre amarela. Historicamente, a Aliança conta com grande participação brasileira em suas ações, especialmente com a parceria de Bio-Manguinhos, a unidade produtora de imunobiológicos da Fiocruz. A ocasião da visita do Dr. Nagamine ocorre no momento de celebração de acordo firmado em 2018, em que o Brasil se compromete a contribuir financeiramente com a Aliança pelos próximos 20 anos. Por sua vez, a GHS tem apoiado as inovações políticas na área da saúde, utilizando suas ferramentas de advocacy e comunicação para a análise de políticas que melhorem a saúde e o bem-estar em todo o mundo.

Em sua visita prospectiva, a comitiva GAVI-GHS percorreu alguns dos principais stakeholders envolvidos com vacinas no Brasil, com o objetivo de compreender melhor o cenário nacional da cooperação internacional em saúde. Neste sentido, as perspectivas de colaboração e de parcerias entre o BPC e as agências envolvidas na cooperação brasileira são muito estimulantes.