PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO O BRICS POLICY CENTER APARECE ENTRE OS 10 MELHORES THINK TANKS ASSOCIADOS A UNIVERSIDADES

A divulgação da edição de 2015 do “Global Go To Think Tank Index Report” da Universidade da Pensilvânia (EUA) apontou, pelo terceiro ano consecutivo o BRICS Policy Center (BPC/PUC-Rio) entre os dez melhores think tanks associados a universidades e entre os melhores programas transdisciplinares de pesquisa de um think tank. Segundo Paulo Esteves, supervisor geral do BPC, essa é uma categoria importante dada a própria natureza do Centro: “Nosso think tank é ao mesmo tempo um espaço de pesquisas orientadas à análise e proposição de políticas, mas também é um ambiente de ensino-aprendizagem. No BPC alunos de graduação e pós-graduação aprendem fazendo. É através da condução de pesquisas, produção de análises, organização de diálogos políticos que nossos alunos desenvolvem habilidades e competências que terão consequências em suas vidas profissionais”. A categoria dos melhores think tanks associados à universidades é dominada por centros norte-americanos e britânicos. Entre os dez primeiros lugares, o BPC é o único centro fora do eixo Estados Unidos-Reino Unido, sendo assim o primeiro brasileiro e latino americano nessa categoria.

Nessa edição do “Global Go To Think Tank Index Report” a publicação “Direito à cidade para um mundo justo e seguro: O caso dos BRICS” foi apontada como o 9º melhor policy study produzido por um think tank em 2015. A publicação foi organizada por Sérgio Veloso, professor do IRI/PUC-Rio e pesquisador do BRICS Policy Center, e é o resultado da parceria BPC-OXFAM, estabelecida em 2013. Segundo Sérgio Veloso, “O problema mais desafiador e global que enfrentamos hoje é a desigualdade em todas suas expressões, que se manifestam crescentemente nos ambientes urbanos. Assim, o BRICS Policy Center, em parceria com a Oxfam, publicou esse estudo para chamar atenção para a necessidade de garantir que as cidades se tornem espaços de direitos e de exercício ativo da cidadania. Essa me parece ser a principal saída para enfrentar a desigualdade na escala global”.

Em 2014, o BPC também se destacou na categoria “Best Policy Study-Report Produced by a Think Tank” com a indicação do Policy Brief “O Brasil e a Cooperação Sul-sul: Como responder aos desafios correntes”  em 39º lugar. Além da categoria “Best Policy Study-Report Produced by a Think Tank” o BPC foi reconhecido em outras doze categorias. O ranking avaliou mais de 6.500 think tanks de todas as regiões do globo e pela primeira vez, o BPC foi indicado entre os melhores Think Tanks das Américas Central e do Sul.

 

Confira a lista completa de indicações do BPC:

Top Think Tanks in South America, Central America and the Caribbean – 30º

Top Domestic Economic Policy Think Tanks – 86º

Top Science and Technology Think Tanks – 59º

Top Social Policy Think Tanks – 62º

Best Advocacy Campaign – 74º

Best Managed Think Tanks – 21º

Best New Idea or Paradigm Developed by the Think Tank – 4º

Best Policy Study / Report Produced by the Think Tank 2015 – 9º

Best Think Tank Conference -10º

Best Think Tank Network – 10º

Best Transdisciplinary Research Program at the Think Tank – 6º

Best University Affiliated Think Tank – 9º

Best Use of Social Networks – 24º

 

*As menções ao BPC encontram-se nas páginas 57, 79, 99, 101, 106, 113, 115, 118, 120, 122, 125, 127 e 130 do relatório que pode ser acessado na íntegra através do link: http://goo.gl/1KfhtK.