Paula Drumond, coordenadora adjunta do GSUM, participa do Seminário “A agenda Mulheres, Paz e Segurança: desafios brasileiros em operações de paz da ONU”

No dia 25 de junho de 2019, Paula Drumond (coordenadora adjunta da Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) e professora do IRI/PUC-Rio) participou do Seminário “A agenda Mulheres, Paz e Segurança: desafios brasileiros em operações de paz da ONU”. O evento foi realizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O seminário teve por objetivo debater maneiras concretas de aumentar a participação de mulheres brasileiras uniformizadas em operações de manutenção da paz. As participantes da mesa de debate puderam compartilhar seus pontos de vista sobre os maiores desafios práticos e operacionais para a consecução desse objetivo, a fim de subsidiar a adoção de eventuais ações domésticas, bem como a formulação de sugestões do Brasil à ONU.

Em sua apresentação, Paula Drumond mapeou e discutiu as principais barreiras para o aumento da participação de mulheres nas operações de paz da ONU, refletindo sobre como o Brasil e demais Estados-membros podem atuar para reduzir a sub-representação de mulheres nesses espaços. Com abertura do presidente da FUNAG, ministro Roberto Goidanich, o seminário contou também com intervenções da capitão de corveta da Marinha do Brasil, Marcia Braga, vencedora do prêmio “Defensora de Gênero” das Nações Unidas em 2019; e da promotora de Justiça Militar, Dra Najla Nassif Palma – especialista em missões de paz e direitos militares. O debate foi moderado pela chefe da Divisão de Nações Unidas II do MRE, conselheira Viviane Rios Balbino.

Para saber mais sobre o assunto, confira o relatório “Implementando a agenda sobre ‘Mulheres, Paz e Segurança’ no Brasil”, escrito por Paula Drumond e Tamya Rebelo (colaboradora do GSUM e professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo) e comissionado pelo Instituto Igarapé.