Para Prof. Sérgio Veloso, “sistema internacional passa por um momento de reorganização”

O pesquisador do BRICS Policy Center e coordenador do projeto BRICS UrbeProf. Sérgio Veloso, concedeu entrevista à Ana Cristina Campos, enviada especial da Agência Brasil. A entrevista é parte do artigo “BRICS é importante para retomada da economia brasileira”, publicado pela Agência Brasil.

“O Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, tem papel relevante para a retomada da economia brasileira, na avaliação de especialistas entrevistados pela Agência Brasil. A 9ª cúpula do bloco ocorrerá entre 3 e 5 de setembro na cidade chinesa de Xiamen e terá como um dos temas o fortalecimento da cooperação econômica entre os países-membros.

(…)

Para o professor e pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas Brics (Brics Policy Center), Sérgio Veloso, o sistema internacional passa por um momento de reorganização. “A retração dos Estados Unidos em fóruns e organizações internacionais devido à eleição de Donald Trump abriu um espaço enorme para a expansão de uma nova onda de globalização protagonizada e sustentada pela China. A importância do Brics passa pela forma como o grupo vai saber surfar essa nova onda”.

“Brics é importante para retomada da economia brasileira, dizem especialistas” – Matéria publicada em Agência Brasil, em 26 de agosto de 2017.