Palestra organizada pelo BPC discute os desafios e os avanços na elaboração de indicadores de inovação social na África do Sul

Na última quinta-feira, 04 de julho de 2019, foi realizada no BRICS Policy Center, em parceria com a Redesist, a palestra “Social Innovations Indicators in South Africa: challenges and advances” com a Dra. Glenda Kruss, Diretora Executiva Adjunta do Centre for Science, Technology & Innovation Indicators (CeSTII) do Human Sciences Research Council (HSRC), África do Sul. A palestra abordou os desafios e avanços na elaboração de indicadores de inovação social na África do Sul. Foram apresentados e discutidos os avanços do CeSTII no desenvolvimento de indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que sejam capazes de refletir, para além do crescimento econômico, uma gama de aspectos ligados ao desenvolvimento humano e social em economias emergentes.

Apesar dos desafios inerentes à mensuração de ativos intangíveis ligados a padrões históricos de desigualdade, o CeSTII tem buscado desenvolver um índice sul africano de CT&I para o desenvolvimento inclusivo, através da realização de experimentos inovadores e interativos, por exemplo, em setores ligados à agricultura e à economia informal. Tais experimentos tem envolvido desde a elaboração de novos indicadores a partir de dados já existentes e o cruzamento entre referenciais e metodologias internacionais e locais, como a criação de novas bases de dados a partir de pesquisas de campo aprofundadas e o desenvolvimento do inovador Human Development R&D Index.

Segundo a Dra. Kruss, a construção de redes de pesquisa por todo o território sul africano tem sido um dos pontos-chave nesse processo, que pretende estimular, mais amplamente, conexões pelo Sul Global que facilitem a criação de ferramentas mais adequadas à mensuração e avaliação do desenvolvimento inclusivo nesses países, com foco na formulação de políticas econômicas e sociais mais efetivas.

Foi debatida, ainda, a necessidade de incorporação de novos indicadores nos sistemas de avaliação das instituições de educação superior, os quais possam refletir os impactos positivos das universidades nas formulações de políticas públicas e suas contribuições ao desenvolvimento social, indo, portanto, além do atual foco em publicações em periódicos indexados internacionais. Nesse sentido, a Dra. Kruss ressaltou a necessidade de criação de sistemas que reconheçam e incentivem o papel de liderança desempenhado por professores e pesquisadores e que promovam um equilíbrio entre imperativos financeiros e acadêmicos e os imperativos do desenvolvimento social.