Apresentação

O Painel China é uma plataforma que pretende reunir, organizar e sistematizar dados sobre os investimentos chineses no Brasil e na América do Sul, além dos fluxos financeiros entre países da região e a China. Dessa forma, o projeto procura aumentar a disponibilidade de dados relativos à presença da China na região, promover a transparência e o acesso à informação permitindo a ampliação de conhecimento e o debate aberto sobre o tema.

A plataforma possui duas seções principais: Empresas e Fluxos. (1) A seção de Empresas apresenta investimentos de empresas públicas ou privadas chinesas no Brasil. (2) A seção de Fluxos contém dados sobre as diferentes relações comerciais entre a China e países da América do Sul.

A partir desses dados foi construído um Mapa da Influência Econômica da China na região, exibido na plataforma.

Metodologia 

A metodologia empregada na pesquisa da plataforma Painel China pode ser acessada abaixo (disponível em português e inglês). Nela, encontram-se detalhadamente como os dados relativos aos investimentos de empresas chinesas e os dados acerca da cooperação Sul-Sul da China com os países da América Latina foram obtidos.

Glossário

O glossário da plataforma Painel China apresenta os principais conceitos utilizados na pesquisa para que o leitor possa compreender com maior precisão o conteúdo apresentado.  Acesse o glossário a seguir (disponível em português, espanhol e inglês).

Equipe

Coordenadores: 

Maria Elena Rodruiguez 

Paulo Esteves 

 

Equipe acadêmica: 

Anna Becker 

Camila Jardim

Camila dos Santos

Lara Mendes

Paula Máximo

Apoio Institucional