O SUCESSO DA SEGUNDA EDIÇÃO DA ESCOLA DE INVERNO DO GSUM

Entre os dias 13 e 24 de Julho de 2015, a Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) realizou com sucesso a segunda edição da sua Escola de Inverno. Após ter recebido candidaturas de mais de vinte países, a escola contou com a participação de 29 estudantes com experiências acadêmicas e profissionais diversas, durante duas semanas de aulas e exercícios sobre a teoria e a prática da mediação internacional. A Escola de Inverno do GSUM também teve a honra de receber o Presidente da Comissão de Inquérito das Nações Unidas na Síria, Prof. Paulo Sérgio Pinheiro, que inaugurou a Escola com o discurso “Monitorando Direitos Humanos para as Nações Unidas: de Relatores Especiais até Comissões de Inquérito e o caso da Síria” (resenha disponível apenas em inglês). O debate promovido pelo Prof.  Pinheiro foi o primeiro de quatro eventos públicos oferecidos pelo GSUM durante as duas semanas da Escola de Inverno.

As aulas do programa foram ministradas por um renomado corpo docente, composto por grandes especilaistas e estudiosos da área, proporcionando aos estudantes o contato com conhecimentos mais recentes sobre o campo da mediação inernacional, especilamente sobre as práticas de mesdiação no Sul Global.

Na primeira semana, os cursos centrais foram ministrados pelo Dr. Iver Neumann (LSE/NUPI) e pela Dra. Sara Hellmüller (swisspeace). Os cursos ofereceram uma visão geral sobre as práticas de diplomacia e mediação internacional, bem como sobre os principais atores e processos que constituem o campo da mediação internacional. Na segunda semana, Dr. Laurie Nathan (CMA/Universidade de Pretória) e Dra. Esra Cuhadar (Universidade Bilkent) lecionaram os cursos principais, discutindo, respectivamente, as ações das Nações Unidas no campo da resolução de conflito e as práticas de mediação no Sul Global. Durante as duas semanas, os Fellows do GSUM Mabel González (Wikistrat / Universidade Complutense de Madrid), Dr. Raslan Ibrahim (Haverford College) e Dr. José Pascal da Rocha (Columbia University) discutiram conflitos atuais, tais como aqueles ligados aos processos de mediação na Colômbia, entre Israel e Palestina, entre muitos outros exemplos do Oriente Médio e da África.

A Escola ofereceu ainda eventos públicos na forma de duas mesas-redondas, “Transformando conflitos violentos no Oriente Médio” e “Tendências e Melhores Práticas em Resolução de Conflitos e Mediação na América Latina”, assim como o seminário “O Papel das Organizações Internacionais e Regionais na Mediação para a Paz”.

Clique aqui para obter mais informações sobre a Escola de Inverno do GSUM. Informações sobre as inscrições para a próxima edição estarão disponíveis nos primeiros meses de 2016.

Clique aqui para acessar o programa da Escola de Inverno de 2015.