O SSC-PROJECT PARTICIPA DO SEMINÁRIO “COOPERAÇÃO BRASILEIRA EM SAN E AGRICULTURA: RELAÇÕES ENTRE BRASIL E ÁFRICA” NO CERESAN/UFRRJ

As pesquisadoras Geovana Zoccal e Manaíra Assunção (SSC-Project e Núcleo de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento) representaram o BRICS Policy Center nos eventos organizados pelo projeto “Fortalecendo o papel do Brasil nos espaços internacionais para uma agenda global pelo direito humano à alimentação e a erradicação da fome”, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2014. O projeto é coordenado pelo Professor Renato Maluf, do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CERSEAN/CPDA/UFRRJ), com apoio da Oxfam Brasil.

No primeiro dia foi realizada uma oficina restrita a alguns convidados onde discutiram os “Desafios para a construção da agenda internacional em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – SSAN: A cooperação Sul-Sul”. No dia seguinte, ocorreu o seminário “Cooperação Brasileira em SAN e Agricultura: Relações entre Brasil e África”. O seminário foi aberto ao público e contou com ampla participação da comunidade acadêmica brasileira, moçambicana, cabo-verdiana e outros representantes e estudiosos das relações Brasil-África, além de representantes do governo brasileiro e da sociedade civil.

Durante o seminário, a pesquisadora Geovana Zoccal, do SSC-Project, proferiu a palestra intitulada “Para além da capilaridade: cooperação estruturante brasileira em saúde pública e SAN”.