O PROFESSOR CARLOS FREDERICO GAMA PARTICIPOU DO DEBATE “BRASIL, BRICS E A CONSTRUÇÃO INSTITUCIONAL: VISÕES E PERSPECTIVAS” NA UNESP

O Professor Carlos Frederico Pereira da Silva Gama, coordenador do Country Desks, representou o BRICS Policy Center no debate “Brasil, BRICS e a construção institucional: visões e perspectivas”, no dia 26 de novembro de 2014. O debate foi realizado pelo Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Franca, São Paulo.

No debate, mediado pelo Professor Samuel Alves Soares (UNESP/Franca) e que também contou com a exposição do Professor William Daldegan de Freitas (UNESP/Franca), o Professor Carlos proferiu a palestra intitulada: “Os Países BRICS na Ordem Internacional Contemporânea – Multilateralismo em Transformação”. A apresentação abordou a contribuição dos BRICS para a transformação da ordem contemporânea, como um grupo de países emergentes que defende um pluralismo flexível e que realiza uma redefinição pragmática do multilateralismo. A apresentação também abordou possibilidades de institucionalização do grupo, áreas temáticas com potencial de cooperação e os desafios da política externa brasileira no 2º governo Rousseff.