O impacto político do Neopentecostalismo é tema de debate no BRICS Policy Center

No último dia 08 de outubro, o BRICS Policy Center organizou o debate “O impacto político do Neopentecostalismo e o Brasil contemporâneo” com o professor Paulo Fernando Carneiro de Andrade, Coordenador da Cátedra Paulo VI do Departamento de Teologia da PUC-Rio, e com a mediação da Professora Monica Herz, Coordenadora do Global South Unit for Mediation (GSUM).

Levando em consideração o quadro político e social brasileiro, Carneiro de Andrade iniciou sua apresentação a partir de uma breve contextualização do que caracterizou como crise da cultura moderna iluminista. Desde o período histórico do Renascimento, a máxima de liberdade, de livre arbítrio e de progresso cunhou-se enquanto a promessa fundamental da modernidade. No entanto, o período entre guerras – marcado, principalmente, pelo holocausto nazista –, e as dinâmicas cada vez mais liberalizantes, fluidas e globalizadas dos séculos XX e XXI, denotam um rompimento com a crença até então vigente de progresso da modernidade. Consequentemente, isso reverbera na ascensão de um sujeito contemporâneo ressentido, de laços frágeis, desagregados e intolerantes.

Em seguida, o professor abordou o desenvolvimento das narrativas neopentecostais, considerando como os aspectos da crise da modernidade relacionam-se diretamente com a mudança do ethos católico brasileiro para um ethos neopentecostal. Conforme apresentando, o neopentecostalismo surge enquanto pequenas igrejas autônomas baseadas em um discurso teológico e religioso fundamentado no cristianismo carismático e na teologia da prosperidade. O avanço da influência dessa denominação nos últimos anos está relacionado ao aumento de programas de televisão, de rádio e à alta capacidade de disseminação e compartilhamento de informações via redes sociais.

Além desses aspectos, segundo Carneiro, esses novos sujeitos contemporâneos, em concordância com o ethos neopentecostal e caracterizados por tal crise na ciência positivista, tendem a, por exemplo, não se comprometerem com a verdade dos fatos. E é, nesse sentido, que  o fenômeno das fake news, tão perpetuado no processo político recente brasileiro, encontra espaço.

Para assistir a palestra completa, confira a transmissão ao vivo realizada do evento em nossa página do facebook.