Bia Albernaz

Contato: biaalbernaz@gmail.com
Nacionalidade: Brasileira
Período de pesquisa no BPC: 21 de maio de 2018 a 20 de junho de 2018

Breve currículo:

Bia Albernaz é trabalhadora humanitária internacional e pesquisadora especializada em estudos de paz e conflitos e direitos humanos, com ênfase em proteção de civis em conflitos armados, especialmente no âmbito de operações de paz da ONU.

Com graduação em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio, ela é mestre em Estudos de Paz e Conflitos (Universidade de Uppsala) e atualmente estuda a participação de mulheres civis em operações de paz e missões políticas especiais. Bia participou da Missão da ONU na Colômbia, trabalhou com gestão de crises humanitárias na sede do UNICEF em Nova York, com o ACNUR no leste da República Democrática do Congo, na sede global do ONU-Habitat em Nairóbi e atuou junto a uma ONG internacional nos campos de deslocados internos no Sudão do Sul durante a atual guerra civil no país.

Durante sua estadia no BPC, tem participado de aulas do mestrado onde compartilhou com os alunos como a agenda de proteção de civis é aplicada na prática, de um workshop internacional e prepara um Policy Brief sobre operações de paz e acordos de paz.