Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Negotiating normalization: implications of the U.S-Cuba rapproachement

14 de abril de 2015

No dia 14 de abril 2015, a Unidade de Mediação para o Sul Global (GSUM) realizou, em parceria com o BRICS Policy Center e o German Institute of Global and Area Studies (GIGA), o colóquio “Negotiating normalization: implications of the U.S-Cuba rapproachement” que contou com a presença do especialista em política e sociedade cubana contemporânea, Dr. Bert Hoffmann (GIGA). Também participaram da mesa redonda a Sra. Isa Mendes (GSUM/IRI) e a Dra. Claudia Fuentes (IRI PUC-Rio), como moderadora. Professores da área, representantes de impresa e estudantes de graduação e pós-graduação também participaram do evento.

O debate incluiu uma revisitação aos processo históricos que marcaram a relação entre Cuba e os Estados Unidos desde a Revolução Cubana até os dias atuais. Neste panorama, Isa Mendes protogonizou as constelações políticas domésticas e internacionais, frisando a importância do desanuviamento geral na política internacional após a Guerra Fria e de mediadores externos, como o Vaticano, para a reproximação das duas partes. Dr. Bert Hoffmann, por sua parte, destacou o papel da sociedade civil cubana, tanto na ilha cubana quanto nos Estados Unidos, para a normalização das relações entre os dois países, argumentando que a reaproximação entre a população cubana-estadunidense teria precedido os processos de normalização entre os dois governos.

Para mais informações sobre as relações entre Cuba e Estados Unidos e seu caminho rumo à reaproximação, confira nosso último Policy Brief, clicando aqui (disponível apenas em inglês).

Detalhes

Data:
14 de abril de 2015
Categoria de Evento:

Local

BRICS Policy Center
Rua Dona Mariana, 63
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22280020 Brasil
+ Google Map
Telefone:
2535-0447
Website:
www.bricspolicycenter.org

Outros detalhes