Na quinta reunião ministerial do G7+, BPC consolida parceria com o grupo e assina Acordo de Cooperação

Entre os dias 26 e 27 de Junho, a professora Isabel Rocha de Siqueira, coordenadora do programa de pesquisa Segurança e Desenvolvimento no Sul Global (SEED), participou da Quinta Reunião Ministerial do G7+ em Lisboa. A reunião teve como tema “Leading the Change in Consolidating Peace and Development: G7+ perspective”.

No evento, a Dra. Isabel apresentou o relatório da consultoria recém prestada ao G7+. A pesquisa, comissionada ao BPC, foi coordenada pela professora, com apoio do diretor do BPC, Paulo Esteves, e dos pós-graduandos Beatriz Teixeira, Lucas Manuel Machado e Tatiana Castelo Branco, do IRI. O projeto analisou a influência do G7+ desde sua criação, em 2010, sobre as agendas de paz e desenvolvimento e sobre a atuação de parceiros do desenvolvimento no que toca os Estados frágeis. O relatório, elaborado como uma revisão independente, discutiu os desafios que se colocam atualmente para o G7+, como os desafios de financiamento, de priorização e de monitoramento de seus indicadores do New Deal e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e ofereceu recomendações para curto e médio prazo.

Na Quinta Reunião Ministerial em Lisboa, a professora apresentou o relatório aos membros do grupo, participou dos debates e consolidou a parceria do BPC com o g7+. Esta parceria teve início recentemente com a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre o BPC e o G7+, com vistas à produção de conhecimento sobre cooperação em paz e desenvolvimento. O vice-secretário geral do G7+, Habib Mayar, esteve em evento organizado pela Dra. Isabel, sob o título de Abordagens Críticas ao Desenvolvimento, em novembro de 2018 no BPC, e a parceria para pesquisa se concretiza agora com o MoU e a revisão independente.

O G7+ é uma organização internacional que tem por objetivo fornecer uma voz coletiva para os países em desenvolvimento e afetados por conflitos a fim de forjar caminhos para superar a fragilidade e atingir resiliência. O grupo é composto por 20 países e tem forte atuação junto a organismos multilaterais. Na quinta reunião ministerial, o G7+ debateu e consolidou seu discurso sobre as interseções da paz e desenvolvimento diante das mudanças nessas duas agendas globais, além de ter estabelecido seu plano de prioridades para a atuação na área. A reunião contou com a participação de ministros dos estados-membro e pontos focais, além de parceiros de desenvolvimento (USIP, OCED-INCAF, IDPS, PNUD e outros), convidados selecionados e alguns observadores.