GSUM PUBLICA POLICY BRIEF SOBRE A MEDIAÇÃO ENTRE GRUPOS ARMADOS NÃO CONVENCIONAIS NA AMÉRICA LATINA, POR MABEL GONZÁLEZ BUSTELO

Compreendendo a natureza da violência armada contemporânea como uma violência exercida já não mais exclusivamente pelos conflitos entre Estados, mas também por atores não-estatais armados com múltiplas motivações e agendas, o presente Policy Brief avalia a emergência de gangues, organizações de tráfico de drogas e pequenos grupos criminosos que operam em bolsões de fragilidade em áreas urbanas ou rurais dos Estados latinoamericanos. O intuito é o de revelar os limites da mediação e da resolução de conflitos no trato com agendas difusas, uma vez estabelecida as relações de concorrência ou de cooperação entre estes grupos e agentes do Estado.

Em “Mediação com grupos armados não-convencionais? Experiências Latinoamericanas”, Mabel González Bustelo avalia exemplos de esforços de mediação engendrados com atores criminais na América Latina. Atenta às múltiplas formas que a mediação e o diálogo assumem neste contexto, Bustelo analiza a fundo as experiências em Honduras, Colômbia e México. O objetivo aqui é o de identificar como a mediação com grupos criminosos foi conduzida nos países selecionados; quais as combinações de atores foram possíveis; quais fatores afetaram os resultados desses processos; e que expertise pode ser galgada para o aperfeiçoamento da mediação de agendas penais.

 

Mabel González Bustelo é jornalista, pesquisadora e consultora internacional especializada em paz e segurança internacionais, com foco em atores não estatais na política mundial, na violência organizada, no conflito e no peacebuilding. Em 2015, Mabel participou do Programa de Fellowship do GSUM, como pesquisadora convidada. Durante o Programa de Fellowship é esperado que o candidato selecionado esteja preparado para apresentar pelo menos um trabalho em uma conferência; dar uma palestra; produzir um Policy Brief e/ou um artigo acadêmico; e ministrar dois cursos sobre resolução de conflitos, mediação e temas relacionados durante a Escola de Inverno.

Os editais para as inscrições na Escola de Inverno 2016 e para o Programa de Fellowship 2016 estarão disponíveis em breve. Continue acompanhando nosso website e redes sociais!