GSUM PUBLICA PAPER “ORGANIZAÇÕES REGIONAIS E CONFLITO INTERNO: A LIGA ÁRABE E A PRIMAVERA ÁRABE”, POR RASLAN IBRAHIM

Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM) disponibiliza hoje o paper “Organizações Regionais e Conflitos Internos: a Liga Árabe e a Primavera Árabe”, produzido no contexto de seu Programa de Fellows 2015. Assinado por Raslan Ibrahim*, este trabalho se atém à compreensão da atuação da Liga Árabe durante a Primavera Árabe, situando suas políticas dentro da literatura das organizações internacionais e regionais.

Isto posto, Ibrahim argumenta que a política da Liga durante a Primavera Árabe foi impulsionada por múltiplas forças que não podem ser reduzidas apenas ao regime de interesses e à distribuição regional de poder. Neste sentido, Arábia Saudita e Qatar de fato influenciaram as políticas da Liga, mas vários outros fatores igualmente contribuíram no seu desenho – inclusive o próprio poder institucional, normativo e o know-how  exercido pela Liga Árabe per se, bem como as normas internacionais de direitos humanos, as percepções do conflito postas em jogo, e o desenvolvimento regional e internacional, tais como: a ascensão do Estado islâmico no Iraque e na Síria, a rivalidade entre Irã e Arábia Saudita, e a rivalidade entre US-Rússia durante os levantes.

 

*Dr. Raslan Ibrahim é pós-doutorando do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Lecionou na Universidade de Denver, Universidade do Colorado em Denver, Haverford College, e PUC-Rio. Seus interesses de pesquisa incluem a Política Internacional do Oriente Médio e Norte da África, Teoria das Relações Internacionais e Direitos Humanos.

Confira também a entrevista concedida por Ibrahim para a edição de 10 de Maio do jornal O Globo.