GSUM PARTICIPA DO III CONGRESSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA FLACSO EQUADOR

A Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM) participou, entre os dias 26 e 28 de agosto de 2015, do III Congresso Latino-Americano e Caribenho de Ciências Sociais da FLACSO-Equador, em Quito. Sete membros da equipe estiveram presentes: a Coordenadora Dra. Monica Herz; a Coordenadora Adjunta e Pesquisadora Dra. Maira Siman; as Pesquisadoras Dra. Marta Fernández, Dra. Claudia Fuentes e Manuela Trindade Viana; e as Assistentes de Pesquisa Camila dos Santos e Isa Mendes.

No dia 26, a Sra. Manuela T. Viana participou do painel “Doutrina, Segurança e Instituições” ao lado do Dr. Gabriel Orozco, da FLACSO-Equador, que apresentou sua pesquisa “Governança da Segurança Internacional”. A contribuição da Sra. Viana dizia respeito à sua pesquisa de doutorado, que envolve a transição colombiana de país problemático na direção da imagem de “exportador de modelos de segurança”, especialmente em relação ao treinamento policial e militar. A participação da Dra. Fuentes, no dia seguinte, se deu durante o  painel “Justiça Transicional”, onde ela falou sobre seu paper “Resolução de Conflitos e Direitos Humanos na América Latina”. A Dra. Fuentes explorou a relação entre direitos humanos e resolução de conflitos, examinando como, durante a democratização de alguns países latino-americanos, houve uma complementação inesperada entre os dois campos, tradicionalmente considerados dissonantes.

Dra. Herz, ao lado de Dra. Siman, Dra. Fernández e as Sras. Camila dos Santos e Isa Mendes, apresentaram durante um painel intitulado “Transformação Pacífica de Conflitos na América Latina”, realizado no dia 28 de agosto e moderado por Cécile Mouly (FLACSO Ecuador). Enquanto a Dra. Siman apresentou o GSUM e o trabalho por ele desenvolvido, a Dra. Herz deu prosseguimento à mesa destacando os pontos principais de sua pesquisa sobre a prática da resolução de conflitos na América Latina. Isa Mendes e Camila dos Santos discursaram sobre suas pesquisas em seguida, falando, respectivamente, sobre as negociações EUA-Cuba e o atual papel de mediador desempenhado pela UNASUL na Venezuela. Dra. Fernández finalizou a participação do GSUM no evento propondo uma interpretação pós-colonial do papel brasileiro em operações de paz. O painel, que contou com a presença de acadêmicos e membros de organizações regionais, teve ainda uma sessão de perguntas e respostas sobre questões como a profissionalização de mediadores latino-americanos e as recentes tensões fronteiriças entre Colômbia e Venezuela.

Veja o programa completo da Conferência aqui (disponível apenas em espanhol).

Durante a viagem, parte da equipe visitou a sede da UNASUL em Quito. Enquanto Dra. Herz e Dra. Siman foram recebidas pelo chefe de gabinete da organização, Dra. Fuentes e Camila dos Santos entrevistaram o Diretor de Assuntos Políticos e Defesa da UNASUL, Dr. Maurício Dorfler.