Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

GSUM e reitoria da PUC recebem Núncio Apostólico em evento sobre a mediação da Santa Sé

9 de junho de 2015

No dia 09 de junho de 2015, o Instituto de Relações Internacionais (IRI) e a Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM), em parceria com a Reitoria da PUC, tiveram o prazer de contar com a presença do Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, em evento sobre o papel da Santa Sé na mediação de conflitos internacionais.

Realizado na Sala do Conselho Universitário da PUC-Rio, o Seminário contou também com a presença do reitor da PUC, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira, com a coordenadora do GSUM, Profa. Drª. Monica Herz, com a Profª. Drª. Claudia Fuentes (IRI/Pesquisadora do GSUM) e com a Srtª. Isa Mendes (Mestranda do IRI/Assistente de Pesquisa do GSUM).

A exposição do Núncio dividiu-se em duas partes: em primeiro lugar, descreveu a posição da Santa Sé como ator dotado de personalidade jurídica e plenamente participativo de instâncias multilaterais internacionais; em seguida, Dom Giovanni abordou a importância da promoção da paz para o Vaticano. Profª. Herz retomou o debate introduzindo dois estudos de caso pesquisados no âmbito do GSUM – o Conflito do Canal do Beagle entre Chile e Argentina (1978-1984), elucidado na exposição da Profª. Fuentes, e o recente reatamento de laços diplomáticos entre EUA e Cuba, apresentado por Isa Mendes. Em ambos os casos, a participação da Santa Sé mostrou-se crucial e obstinada na busca por soluções pacíficas.

Detalhes

Data:
9 de junho de 2015
Categoria de Evento:

Local

PUC-Rio
R. Marquês de São Vicente, 225 - Gávea
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22451-900 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(55 21) 3527-1001
Ver site do Local

Outros detalhes