Sobre o Programa

Sou elegível para o programa?

Para ser elegível para o programa que você precisa para atender os seguintes requisitos:

Idioma: Trabalhar nos idiomas Inglês ou Português e ser capaz de escrever e colaborar com os estudiosos locais em uma dessas duas línguas;

Educação: estar matriculado na PUC-Rio, cursando bacharelado ou mestrado.

Experiência: Não é necessário ter experiência.

Qual é o período do programa?

Alunos podem se inscrever para participar do Internship no BPC por períodos de 2 semanas a 1 ano.

Existe alguma bolsa para o programa?

Não, o programa de internship é voluntário.

Que atividades Fellows realizar durante o programa?

Durante o programa, os estagiários têm a oportunidade de:

Como se candidatar

Para se candidatar para o programa, os candidatos precisam enviar um e-mail para bpc@bricspolicycenter.org ou atendimento@bricspolicycenter.org com os seguintes documentos:

Formulário devidamente preenchido e assinado; pode ser encontrado AQUI.

Um curriculum vitae (currículo), em Inglês ou Português;

2 cartas de recomendação de fontes familiarizadas com o histórico de pesquisa e registro profissional do candidato (opcional);

Amostra de escrita: Publicação passada ou manuscrito (em Português ou Inglês), de preferência em um tema relevante para o projeto proposto (opcional);

Proposta de Pesquisa / Projeto: Indique, em ordem de preferência, até 03 grupos de pesquisa e / ou temas com os quais você gostaria de contribuir no BPC, e enviar 2-3 páginas com pergunta de pesquisa e relevância, revisão de literatura, métodos, e cronograma de pesquisa;

Declaração de Propósito: 1 página de declaração de propósito explicando como a estadia no BPC vai ajudar na realização do projeto;

Páginas principais do Passaporte: primeiras páginas com informações pessoais, incluindo número e data de validade.

Quais são as preocupações com a saúde?

Um seguro de saúde internacional é obrigatório para participar do programa de internship. Uma cópia digital deve ser enviada ao BPC antes da chegada do estagiário ao Rio de Janeiro.

No Brasil não há nenhuma lei que requeira o atestado de qualquer vacina específica. No entanto, antes de viajar, é recomendado ter um cartão de vacinação atualizado e tomar a vacina contra a febre amarela.

Preciso de um visto para participar do programa?

Ao se candidatar para o programa, é muito importante entrar em contato com o Consulado Brasileiro/Embaixada da sua jurisdição e verificar a necessidade de obter um visto. A parte burocrática do processo é inteiramente da responsabilidade do estagiário. No caso de ser necessário um visto, você pode pedir ao BPC para fornecer uma carta-convite com os seus dados pessoais para o processo do visto no Consulado / Embaixada.

Outras informações

Qual é a moeda brasileira?

A moeda no Brasil é o real [R $]. Informações atualizadas sobre a taxa de câmbio podem ser encontradas em: http://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/port/ptaxnpesq.asp?id=txcotacao

Como é o clima no Rio?

O clima no Rio é majoritariamente ensolarado e quente durante todo o ano, com chuvas ocasionais, principalmente durante o verão. É importante notar que temos temperaturas elevadas (geralmente mais do que 30 ° C) de outubro a abril. Durante o Inverno, os nossos temperaturas geralmente variam de 15 ° C a 25 ° C.

Passagens

O BPC comprará a passagem aérea para / do Rio?

Não. Os custos referentes a passagens aéreas são de inteira responsabilidade do estagiário.

Acomodação no Rio

Como os estagiários podem encontrar acomodação no Rio?

Os estagiários são responsáveis por encontrar e pagar por sua própria hospedagem. Como alugar um apartamento pode ser um processo muito burocrático e uma vez que a maioria dos funcionários da empresa de locação não fala inglês, o processo de locação da moradia deve ser iniciado antecipadamente. Antes de fechar qualquer acordo, recomendamos enfaticamente que o estagiário confira mais sobre a locação escolhida no site da empresa para verificar se ela é adequada. Mais informações sobre isso serão fornecidas depois que você for aprovado para o programa.

 

Onde está localizado o BPC e qual o custo do alojamento no Rio?

O BPC fica em Botafogo, um bairro dinâmico e importante centro de transportes na Zona Sul do Rio de Janeiro. No entanto, Botafogo não é muito turístico (em contraste com bairros como Copacabana e Ipanema). Por essa razão, morar perto do BPC pode não ser possível, pois há relativamente poucas opções no bairro.

Além de Botafogo, existem outras áreas com taxas de acomodação razoáveis: Humaitá, Flamengo, Leme e Copacabana, com aluguel mensal geralmente em torno de R $ 4.500,00 dependendo da época (alta temporada: novembro a fevereiro) e do tamanho do apartamento. Por favor, tenha em mente que bairros como Lagoa, Ipanema e Leblon são áreas muito caras; alugar um apartamento nessas áreas pode custar R $ 7.000,00 / mês.

Transporte

Como funciona o sistema de transporte público e privado do Rio?

O sistema de transporte do Rio de Janeiro consiste em ônibus, trens, metrô e táxis / ubers. Informações mais detalhadas sobre isso serão fornecidas em um guia depois que você for aprovado para o programa.