Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Presidente Ernesto Samper, Secretário-Geral da UNASUL: “Sempre há uma saída pacífica a qualquer conflito”

12 de julho de 2016

No dia 12 de julho de 2016, a Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM) recebeu o Secretário-Geral da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, para a abertura da terceira edição da Escola de Inverno sobre Mediação. Na ocasião, o Presidente Samper proferiu a palestra Conflicto y Paz en Suramérica, em que destacou a vocação pacífica da América do Sul e o papel da UNASUL na manutenção da paz. Também participaram do evento a Embaixadora da Noruega no Brasil, Aud Marit Wiig, o magnífico reitor da PUC-Rio, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira, e a Coordenadora do GSUM, Profa. Monica Herz.

Em seu discurso, o Presidente Samper explicou que a UNASUL tem como propósitos básicos combater assimetrias sociaisassegurar a continuidade da democracia e ser mais do que um “sindicato de governos”, de modo que a identidade compartilhada da região possa ser reconhecida e cultivada. Para que tais propósitos possam ser alcançados, ele observou, é fundamental a preservação da democracia, dos direitos humanos e da paz. A UNASUL, nesse contexto, defende a paz hemisférica e, desde sua criação, empenha-se especificamente no sentido de evitar golpes contra a democracia.

O Presidente concentrou-se, então, em discutir os casos da Colômbia e da Venezuela. Ele defendeu que o desfecho do conflito colombiano reafirma a vocação regional à paz e ilustra a importância da reconstrução do tecido social, econômico e institucional de um estado após um conflito armado. Dentre as lições que identifica no caso colombiano, mencionou a demora do reconhecimento de que a saída deveria ser política, o poder curativo da democracia e a necessidade de humanizar o conflito quando este chega ao fim. A respeito da Venezuela, Samper ressaltou que a UNASUL está trabalhando por uma saída política à crise venezuelana, alertando, ademais, que não se pode destinar mais atenção à polarização política do que às graves questões sociais e econômicas enfrentadas pelo país. Ele exaltou o trabalho da organização e sua missão eleitoral nas últimas eleições legislativas da Venezuela, insistindo que as partes “desarmem espíritos para uma saída comum”.

Além dos alunos da Escola de Inverno do GSUM, acadêmicos, diplomatas, jornalistas e representantes do poder público compareceram ao evento. Após a exposição do Presidente Samper, houve uma sessão de perguntas e respostas que abordou, dentre outros tópicos: os desafios à implementação dos acordos de Havana; as críticas e o ceticismo da oposição colombiana ao processo de paz; o processo de desarmamento; e o reconhecimento das experiências de mulheres e crianças no conflito colombiano.

Para saber mais sobre os acontecimentos recentes do conflito da Colômbia e da crise na Venezuela, acompanhe o Radar quinzenal do GSUM!

 

Ernesto Samper é secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e ex-Presidente da República da Colômbia (1994-1998). Ele começou sua carreira como membro do Parlamento de Cundinamarca (1982-1984), foi vereador de Bogotá (1982-1986) e membro do Senado (1986-1990). Samper já ocupou diferentes Diretorias Executivas, dentre as quais exerceu as seguintes funções: Embaixador na Assembléia das Nações Unidas (1983); Embaixador da Colômbia na Espanha (1991-1992); Ministro do Desenvolvimento Econômico (1990-1991); e Coordenador do Encontro de ex-presidentes latino-americanos para a Agenda Global (2000-2005).

Detalhes

Data:
12 de julho de 2016
Categoria de Evento:

Local

PUC-Rio
R. Marquês de São Vicente, 225 - Gávea
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22451-900 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(55 21) 3527-1001
Ver site do Local

Outros detalhes