Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

O Futuro da Política de Inovação no Brasil: desafios e oportunidades

16 de abril de 2015

No dia 16 de abril de 2015, o núcleo de Sistemas de Inovação e Governança do Desenvolvimento do Centro de Estudos e Pesquisas BRICSrealizou o colóquio “O Futuro da Política de Inovação no Brasil: desafios e oportunidades”, com os professores José E. Cassiolato (IE/UFRJ) e Luis Manuel Fernandes (IRI/PUC-Rio e FINEP). O debate foi moderado por Paula Cruz (IRI/PUC-Rio) e abrangeu os principais tópicos na agenda atual da política brasileira de inovação.

Após tecer breves considerações sobre o conceito de inovação, o Prof. José Cassiolato avaliou que, apesar dos esforços governamentais empreendidos ao longo da última década no sentido de fomentar a inovação no país, a taxa de inovação apresentada pelo setor produtivo não acompanha o significativo aumento dos investimentos públicos. Ele destacou alguns dos principais pontos críticos da política brasileira de inovação, entre eles, a falta de investimentos em atividades para além de P&D, sobretudo atividades relacionadas à criação e ao treinamento de capacidades humanas; a ausência de estímulo à consolidação de relações entre os diversos atores institucionais do sistema brasileiro de inovação, indo além das interações universidade-empresa; e a ausência de mecanismos que contemplem os setores informais da economia. O professor comparou o caso do Brasil com outros países BRICS, destacando o papel fundamental do Estado na organização e coordenação dos diversos processos e atores envolvidos nos sistemas nacionais de inovação.

Por sua vez, o Prof. Luis Fernandes apresentou um balanço dos resultados alcançados pela política brasileira de inovação ao longo da última década e os desafios que ainda precisam ser enfrentados. Comparando o caso do Brasil com os demais países BRICS, ele ressaltou a importância de instrumentos legais e institucionais, como a Lei de Inovação e o mecanismo de subvenção econômica, destacando positivamente o significativo aumento dos investimentos governamentais em P&D, além dos totais de registros de patentes e publicações de artigos científicos em periódicos indexados. Não obstante, o presidente da FINEP reconheceu a debilidade dos indicativos tradicionais e salientou a necessidade de adotar uma visão sistêmica da inovação. Além deste, outros dois grandes desafios foram enfatizados: a necessidade de continuidade dos programas no longo prazo, e a reforma do Estado para torná-lo mais efetivo na promoção da inovação.

Em seguida, pesquisadores, especialistas e representantes de órgãos governamentais do Brasil e do exterior, incluindo o embaixador da Finlândia e Cônsul da Noruega no Brasil, tiveram a oportunidade de levantar questões específicas relacionadas ao tema da inovação, encerrando o evento com um rico debate sobre esse pilar estratégico da política de desenvolvimento no Brasil hoje.

Clique aqui para acessar a apresentação do Prof. José Cassiolato.

Em breve, o vídeo do evento estará disponível no canal do BRICS Policy Center no Youtube.

Detalhes

Data:
16 de abril de 2015
Categoria de Evento:

Local

BRICS Policy Center (antigo)
Rua Dona Mariana, 63
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22280020 Brasil
+ Google Map
Telefone:
2535-0447
Ver site do Local

Outros detalhes