Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Forum of the Heads the BRICSA Countries Leading Media Outlets

9 de outubro de 2015

O Fórum dos principais órgãos de Comunicação dos Estados-Membros do grupo BRICS, realizado em Moscou, no dia 09 de outubro, teve a presença do BRICS Policy Center como membro da delegação brasileira através da participação de sua Coordenadora Administrativa, Sra Lia Lopes. Cada um dos países BRICS enviou um número de participantes para o evento e as delegações eram compostas por diferentes especialistas em da área de comunicação, setores acadêmicos, think tanks e outros.

A primeira sessão, intitulada “Espaço Global de Informação: Desafios Modernos”, moderada pelo Sr. Dmitry Kiselev (Agência de Informação Internacional Rossiya Segodnya, Rússia) teve como participantes o Sr. Fernando Canzian (Folha de S. Paulo, Brasil), Sr. Harihara S. Viswanathan (ORF, Índia), Sr. Long Xinnan (Agência de Notícias Xinhua, China) e Sr. Jimi Mathews (SABC, África do Sul). Durante suas apresentações, os componentes da mesa ressaltaram o impacto que os grandes meios de comunicação têm na formação de opinião da população e cada um deles apresentou idéias sobre quais seriam os maiores desafios em matéria de informação global hoje em dia. Temas como o ciberespaço, a mídia tradicional, as novas tecnologias e a redes sociais foram discutidos durante o painel. Também comentou-se sobre como os países BRICS deveriam desempenhar um papel importante e tentar institucionalizar este tipo de debate, trabalhando em conjunto. Perguntas e respostas seguiram após a sessão e temas relacionados sobre o “objetivo da mídia” foram levantados. Alguns membros da platéia participaram, expressando que “o objetivo dos meios de comunicação é informar fatos e não apoiar governos, portanto, que tipo de controles estão sendo propostos?”, bem como trazendo à tona a importância de ser crítico (não necessariamente negativo) quando se trata de informação global.

O segundo painel contou com a presença  do Sr. Gilberto Souza (Correio do Brasil, Brasil), Sr. Pavel Negoitsa (Rossiynka Gazeta, Rússia),  Sr. Saurabh Shukla (Newsmobile, Índia),  Sr. Gao Anming (China Daily, China) e a Sra Ylva Rodny-Gumede (Univ. de Joanesburgo, África do Sul). O tema foi “Mídia e Desenvolvimento Nacional” e foi moderado pelo Sr. Nikolov (RT, Rússia). Durante este painel, a ideia de criar um “banco de dados” entre os 5 países do bloco foi debatida. A sugestão foi que o seu conteúdo deve ser para todos os países BRICS. Levantou-se também questões relacionadas à direitos autorais, democratização dos meios de comunicação, regulamentação e os BRICS como um grupo (os seus pontos convergentes e divergentes).

A última sessão, “Tendências de Integração Global no Espaço de Informação”, contou com a presença da Sra Denize Bacoccina (Brasil), do Sr. Petr Fedorov (TV Russa e Radio Broadcasting Company, Rússia), do Sr. Bijendra Singh (Sahara Samay News Network, Índia), do Sr. Qiu Xin (grupo Shanghai United Media, China) e do Sr. Chris Borain (Agência de Notícias Africana, África do Sul), moderado pelo Sr. Pavel Andreev (Agência Segodnya Rossiya, Rússia).

Durante o evento, o BPC também participou de uma reunião de trabalho para representantes de instituições acadêmicas presentes, onde o grupo discutiu as possibilidades de se estabelecer uma cooperação em rede, envolvendo as instituições dos BRICS ali presentes, através da elaboração de pesquisas, eventos, debates e programas de intercâmbio em conjunto.

Detalhes

Data:
9 de outubro de 2015
Categoria de Evento:

Local

Moscou
Moscou, Russian Federation + Google Map

Outros detalhes