Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Colóquios do BRICS Policy Center Abordarão Meio-Ambiente e Organizações Internacionais

14 de dezembro de 2016 | 16:30 - 18:00

BRICS Policy Center realizará no dia 14 de novembro, 2016dois colóquios (um seguido do outro) com Mónica Ródriguez de Luna (University of Hamburg) e Melina Breitegger (University of Stellenbosch). Ambas as pesquisadoras se encontram no Centro através do programa Power and Region in a Multipolar Order (PRIMO).

Mónica Ródriguez abordará temas ligados ao meio ambiente em “From Common but Differentiated Responsabilities to ‘Concentric Circles’: The Brazilian proposal to adress climate change in a world of unequal development”. Sua fala partirá da ideia de que os países compartilham responsabilidades em relação ao meio ambiente, mas que essas responsabilidades são diferenciadas de acordo com a quantidade de poluentes que tal país emitiu. Com isso em mente, Ródriguez também abordará a posição do Brasil, que propõe distribuir os efeitos de mitigação em “círculos concêntricos”. O colóquio será às 15:00hrs e terá como moderador o Supervisor Geral do BPC, Paulo Esteves (IRI/PUC-Rio).

Melina Breitegger, por sua vez, analisará em “Contested Terrain: South Africa’s and Brazil’s role in regional organization”, a posição de Brasil e África do Sul em suas respectivas regiões e como a presença das Organizações Internacionais oferece a oportunidade para que eles se engajem na política regional sem que sejam percebidos como pretendentes a hegemônicos e bullies. Para isso, Breitegger usará como exemplo a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e a União Africana (UA).O colóquio será as 16:30 e terá como moderadora a professora de Relações Internacionais da PUC-Rio, Andrea Ribeiro Hoffmann (IRI/PUC-Rio).

 

*Os lugares são limitados e pedimos gentilmente que confirmem presença através do e-mail: bpc@bricspolicycenter.org

*Os colóquios serão ministrados em inglês e não haverá tradução simultânea. 

 

Rua Dona Mariana, 63 – Botafogo, Rio de Janeiro, RJ

(+55 21) 2535-0447

Detalhes

Data:
14 de dezembro de 2016
Hora:
16:30 - 18:00
Categoria de Evento:

Local

Privado: BRICS Policy Center – BOTAFOGO
Rua Dona Mariana, 63
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22280-020 Brasil
+ Google Map
Telefone:
2535-0447
Ver site do Local

Outros detalhes