Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Civil BRICS Forum

3 de outubro de 2016 - 4 de outubro de 2016

Nos dias 3 e 4 de outubro2016, na cidade de Nova DéliÍndia, foi realizado a segunda edição do Civil BRICS Forum que teve a presença do pesquisador do BRICS Policy Center, Prof. Sergio Velosoe de diversos acadêmicos, experts e pesquisadores dos BRICS, assim como a ex fellow do BRICS Policy Center, Victoria Panova, que participou da sessão Development Partnership and Civil Society.

Criado pela Rússia na ocasião da sua presidência do grupamento, o fórum teve sua primeira edição realizada em Moscou no ano de 2015, quando reuniu algumas organizações da sociedade civil para discutir pontos estratégicos da agenda oficial dos BRICS.

Assim como na edição russa de 2015, na edição indiana o fórum contou com a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) internacionais como a parceria do BRICS Policy Center, Oxfam, e Actionaid, assim como organizações locais. Todavia, uma das marcas de ambas edições foi a ausência de importantes redes de OSCs, que optaram por não participar do evento devido ao controle exacerbado de órgãos do governo no processo de organização e no evento em si.

Na edição indiana, foram discutidos temas como governança globalsustentabilidade urbanaObjetivos do Desenvolvimento Sustentável, entre outros. Assim como no Fórum Acadêmico e no Fórum dos Think Tanks, foi produzido um documento final que sintetizava as discussões sobre os vários temas tratados no evento. Todavia, diferente dos fórums acadêmicos e dos think tanks, que tiveram seus documentos finais mencionados na Declaração de Goa, o que foi produzido no Civil BRICS Forum não foi contemplado pelos chefes de Estadoestando fora da declaração final da Cúpula.

Dessa forma, conclui-se que ainda há um longo caminho até a institucionalização concreta de um canal de articulação e troca entre os governos dos países BRICS e as organizações da sociedade civil desses países.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui.  

Detalhes

Início:
3 de outubro de 2016
Final:
4 de outubro de 2016
Categoria de Evento:

Local

Nova Dehli
Índia + Google Map

Outros detalhes