Evento organizado pelo BPC e pela Heinrich Böll Foundation discute liberdade de expressão, conservadorismo e democracia

No dia 29 de maio de 2019, o BRICS Policy Center sediou a roda de conversa “Desafios globais frente ao crescimento do conservadorismo e da intolerância”, evento organizado em parceria com a Heinrich Böll Foundation. O painel de discussão foi mediado por Bruno Torturra, jornalista do Estúdio Fluxo, e contou com a participação da Presidente da Fundação Heinrich Böll, Barbara Unmüßig; do Diretor Sênior de Advocacia de Scholars at Risk, Jesse Levine; e da Fundadora e Coordenadora do ODARA – Instituto da Mulher Negra, Valdecir Nascimento.

Os palestrantes do painel discutiram a tendência atual da política de extrema direita no mundo e suas implicações para a democracia e a liberdade de expressão, destacando a questão dos “shrinking spaces” (espaços reduzidos) para atores não governamentais e a sociedade civil ao atuarem enquanto oposição a essa tendência. A discussão também enfatizou o fato de que, quanto maior o sucesso dos protestos em oposição à elite, maior é a vigilância sobre a sociedade civil.

O racismo estrutural no Brasil, principalmente o racismo contra as mulheres negras, também foi tema de debate no decorrer do evento. Segundo Valdecir Nascimento, ele é claramente perceptível na atenção dada aos crimes que afetam pessoas negras em comparação aos crimes que afetam pessoas brancas.

Embora o painel tenha abordado bastante os problemas e os desafios frente ao conservadorismo que afetam diversos países atualmente, os palestrantes expressaram otimismo quanto ao futuro e quanto ao poderoso efeito da resistência, assim como otimismo em relação a potencial unificação através de ações conjuntas contra mudanças climáticas.