Especialistas dos setores público e privado de países ibero-americanos se reúnem para analisar a participação de empresas na cooperação internacional para o desenvolvimento

Entre os dias 04 e 05 de Junho de 2019, o encontro internacional organizado pela Agencia Chilena de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AGCID) e a Secretaría General Iberoamericana (SEGIB), sediado no Congresso Nacional do Chile, reuniu representantes e gestores público-privado de 8 países ibero-americanos para refletir e compartilhar as práticas de envolvimento do setor privado na cooperação internacional para o desenvolvimento dos países da região, tendo em vista o cumprimento dos objetivos da Agenda 2030. Além disso, o encontro teve como objetivo promover alianças e redes de cooperação internacional.

A abertura do evento e a apresentação dos painéis de debate ficaram a cargo da subsecretária de Relações Exteriores do Chile, Carolina Valdivia; da Secretária Geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan; do vice-presidente executivo da Corporación de Fomento de la Producción de Chile (CORFO), Sebastián Sichel; e da gerente geral da Acción Empresas, Marcela Bravo. Eles destacaram a relevância do tema frente aos desafios de promoção de cooperação para o desenvolvimento, incorporando novos atores públicos e privados.

O diretor do BRICS Policy Center, Dr. Paulo Esteves, participou do painel “Empresas sociais ou do quarto setor e sua internacionalização”, mediado por Victória Paz, diretora de estratégia e sustentabilidade do CORFO. Também participaram do painel Juan Manuel Lopera, fundador e CEO da Tomi Digital, Colombia; e Eduardo Noriega, gerente de impacto e finanças sustentáveis da Global Beauty Corporation, Peru.

(Foto: AGCID)