ENTREVISTA COM LAURIE NATHAN, DIRETOR E PROFESSOR DO CENTRO DE MEDIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PRETÓRIA

Assista à entrevista com o Prof. Laurie Nathan, diretor e professor do Centro de Mediação (CRM) da Universidade de Pretória.

Prof. Nathan avalia a institucionalização de práticas e a profissionalização de mediadores no Sul Global, além de comentar sobre as potencialidades, desafios e limites para uma maior interação entre as Nações Unidas (ONU) e organizações regionais no campo da mediação. A entrevista foi concedida durante a segunda edição da Escola de Inverno do GSUM, organizada em julho de 2015 no Rio de Janeiro, na qual o Prof. Laurie Nathan lecionou o curso “Mediation and the UN System”.

Crucial para o desenvolvimento da mediação, o tema da interação entre a ONU e os demais atores do campo continuará sendo abordado na terceira edição da Escola de Inverno. O GSUM anuncia que a equipe de professores da Escola de Inverno 2016 contará com a ilustre participação da Profa. Roxaneh Bazergan, que atua como ponto focal na orientação e apoio da mediação para o Oriente Médio e nas transições políticas da Unidade de Apoio à Mediação, da Divisão de Política e Mediação do Departamento da ONU para Assuntos Políticos (DPA). Além da Profa. Bazergan, a Escola de Inverno 2016 também receberá o Prof. Oliver Richmond. Baseado em sua ampla experiência como Professor de RI, Paz e Conflito na Universidade de Manchester, além de seus diversos livros publicados acerca do tópico, Dr. Richmond se concentrará em diferentes abordagens da construção da paz e alguns de seus desafios.