ENTREVISTA COM A FELLOW MATSHABA MOTHIANE (SAIIA)

Entre os meses de fevereiro e junho de 2014 o BPC recebeu a pesquisadora da SAIIA (South African Institute of International Affairs), Srta. Matshaba Mothiane (África do Sul) que, além da produção de publicações em conjunto com os pesquisadores do centro, organizou o evento “The Evolving Agenda of the BRICS: Perspectives from Brazil and South Africa”. 

 

Como você vê a relação entre o BPC e o SAIIA?

Matshaba: Eu acho que o relacionamento entre o BPC e a SAIIA é muito importante se considerarmos os tipos de pesquisa que são efetuadas pelas duas instituições particularmente na área dos países emergentes e também dos BRICS e do IBAS. Então, eu acho que faz muito sentido que a África do Sul e o Brasil tentem aprofundar seus relacionamentos por meio destas duas instituições e que assim possam, juntas, fazer alguma trabalho de pesquisa colaborativa.

O que você acha que as duas instituições deveriam esperar como um resultado final desta cooperação?

M: Eu realmente acho que seria muito valioso para as duas instituições, e claramente tem sido feito, pensar em mais pesquisas e de ser capaz de descompactar os problemas que ambos os países vêm enfrentando. E é claro, com a minha experiência aqui, tem sido muito clara, há uma série de coisas que, no mínimo, a África do Sul poderia aprender com algumas questões e experiências brasileiras de pesquisas, assim como o Brasil poderia aprender com as experiências sul-africanas.

Ótimo. O que você conseguiu desenvolver durante o seu tempo de pesquisa aqui no BPC? Ajudou estar aqui no BPC durante a sua pesquisa?

M: Eu acho que a principal razão de eu ter vindo para o BPC foi a de trabalhar com a pesquisa sobre os problemas que se referem tanto à África do Sul como ao Brasil. Em especial, ative atenção ao MERCOSUL e a integração regional na América do Sul e como isso se relaciona a integração regional na África Meridional assim como pelo SACU, Southern Africa Costumes Union. Além disso, produzi inúmeros artigos com os staffs do BPC a respeito de outras questões relacionadas ao Brasil. Então, tive uma ótima experiência aqui com muitos resultados.

E como foi para você organizar os eventos entre as duas instituições em Março? 

M: Os dois eventos de Março promovidos por uma parceria entre o BPC e a SAIIA, foram um sucesso com poucas pessoas participantes e muito bem organizado. Eu acho que foi uma ótima experiência e definitivamente valeu a pena participar da construção do relacionamento entre as duas instituições. Então, para o futuro, eu penso que seria uma ótima ideia para eles colaborar em outros trabalhos.

O que você achou da sua experiência no Rio de Janeiro e no BPC?

M: Eu acho que a minha experiência no Rio de Janeiro foi muito interessante e tem sido muitas vezes uma re-realização do fato de a África do Sul e o Brasil têm muito em comum. Penso que eles são países bastante diferentes, mas eles têm problemas que são muito parecidos. Então, foi muito bom poder cruzar com pessoas e poder conversar com elas sobre o Brasil, o qual eu pude facilmente identificar com o meu país e o tipo de pesquisa que a SAIIA tem feito também. Então, tem sido muito produtivo e eu sugiro fortemente que outras pessoas participem e que, talvez, possamos ter um fellow do BPC na África do Sul, o que seria uma ótima oportunidade.