Engajando Atores Privados para Alcançar a Agenda 2030: Aprendendo com a Cooperação Sul-Sul e Triangular

O BRICS Policy Center organizou a mesa redonda “Engajando Atores Privados para Alcançar a Agenda 2030: Aprendendo com a Cooperação Sul-Sul e Triangular” sob os auspícios da Segunda Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Cooperação Sul-Sul (BAPA + 40). O side-event aconteceu no Meliá Recoleta Plaza Hotel, em Buenos Aires, no dia 20 de março.

A mesa redonda reuniu participantes da Conferência BAPA + 40, incluindo parceiros da cooperação para o desenvolvimento, parceiros privados, profissionais do desenvolvimento, bem como a sociedade civil, sindicatos, grupos de reflexão e acadêmicos. Ele foi dividido em duas partes: “Envolvendo o Setor Privado através das Cooperações Sul-Sul e Triangular” e “Parcerias de Multi-stakeholder: aprendendo com parceiros na Cooperação Sul-Sul”.

Com base em uma série de diálogos sobre políticas desde os acordos de 2015, o side-event teve como objetivo contribuir para os quatro subtemas do BAPA +40, apresentando e discutindo diferentes abordagens, desafios e oportunidades ao envolver atores privados por meio da Cooperação Sul-Sul e Triangular; partilhar experiências e práticas para avaliar a eficácia e o impacto no desenvolvimento de acordos dos parceiros Sul-Sul e de Cooperação Triangular com atores privados, tendo em vista a alcançar também os mais “atrasados”; e encorajar uma aprendizagem mais sistemática e um diálogo inclusivo que leve ao aumento de parcerias de sucesso com atores privados. Um discussion paper foi produzido para orientar o diálogo, bem como três factsheets: (i) Triangular Cooperation in Latin America and the Caribbean: paving the way to Leave No One Behind, (ii) SSC and the 2030 Agenda: Adopting and adapting the LNOB approach e (iii) Private Sector Engagement through Development Cooperation (PSE).

O DCD-OECD, o Sistema de Pesquisa e Informação para Países em Desenvolvimento (RIS) e o Instituto de Desenvolvimento Alemão (DIE) coorganizaram a mesa-redonda.