Eleição na Argentina é tema de debate organizado pelo BPC

As eleições na Argentina, agendadas para outubro deste ano, foram tema do debate aberto organizado pelo BRICS Policy Center no dia 09 de Setembro de 2019, ministrado por Graciela Rodriguez, socióloga argentina e coordenadora do Instituto EQUIT, e mediado por Maria Elena Rodríguez, pesquisadora da casa.

No evento, intitulado “Eleições na Argentina”, a palestrante apresentou um panorama geral acerca do contexto no qual o país se encontra, levando em consideração duas perspectivas de análise: a primeira a partir do modelo de desenvolvimento adotado pela Argentina e a segunda considerando as questões em torno das Democracias na América Latina. Além disso, comentou também sobre o agravado quadro de crise financeira que a economia local enfrenta e como isso impacta no processo eleitoral.

A disputa das eleições deste ano na Argentina está entre o atual presidente Mauricio Macri, que busca sua reeleição representando a coalizão Juntos por el Cambio, e Alberto Fernándes, representando a coalizão Frente de Todos e cuja candidata a vice-presidência é Cristina Kirchner. Em terceiro lugar nas intenções de voto aparece Roberto Lavagna, ex ministro da Economia e representante da coalizão Consenso Federal.

Segundo a leitura de Graciela Rodríguez, um dos pilares de sustentação do governo Macri, e agenda principal de sua campanha política nas eleições de 2015, foi a desregulação da economia e a abertura comercial. No entanto, os resultados decorrentes dessas medidas liberalizantes não foram como o prometido e refletem-se hoje no grande endividamento do país, no aumento da desigualdade social, no aumento da pobreza extrema e também no aumento inflação. Para ela, entender esse processo de desregulação, que culminou numa perda de divisas enormes, é um dos fatores cruciais que explicam a crise econômica instaurada.

Em decorrência da importante relação entre Argentina e Brasil, a palestrante também teceu alguns paralelos com a situação política brasileira, principalmente no que tange o debate sobre o papel das mídias digitais no processo eleitoral e sua consequente regulação ou desregulação.