Data for SDG 17 – Paulo Esteves representa o BRICS Policy Center

No dia 17 de julho, 2017, o Network of Southern Think Tanks (NeST) e o United Nations Development Programme Seoul Policy Centre (UNDP Seoul Policy Centre) organizaram o evento “Data for SDG 17: How to measure contributions towards agenda 2030”, paralelo ao “ECOSOC High-Level Segment” que aconteceu no mesmo dia. O BRICS Policy Center esteve presente através da participação de seu Supervisor Geral, Prof. Paulo Estevesque realizou intervenções no debate junto a outros parceiros do México, OCDE, Nações Unidas e Bill & Melinda Gates Foundation.

Atingir os ambiciosos objetivos da Agenda 2030 requer uma revitalização das parcerias globais, de modo a unir governos, sociedade civil, o setor privado, o sistema das Nações Unidas e outros atores, de modo a mobilizar todos os recursos possíveis. Além disso, muitas propostas para o novo modo de se medir o desenvolvimento financeiro tem sido sugeridas pela OCDE e por think-tanks do Norte, contudo essas discussões não incluíram apropriadamente as perspectivas e vozes do mundo em desenvolvimento, onde o fortalecimento desses sistemas é mais importante.

Logo, a principal intenção do NeST e do UNDP Seoul Policy Centre foi fomentar o debate sobre como se pode melhorar a coleta de dados de mensuração de parcerias para contribuições, tradicionais e novas, que levem ao atingimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, o Prof. Paulo Esteves participou de mais dois eventos no dia 14 de julho, 2017. O primeiro foi organizado para a discussão e a preparação dos participantes sobre a temática do “Data for SDG17”. Já o segundo foi organizado para a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o NeST e o UNDP relacinado à coalizão global de think tanks do sul e, também, para discutir a cooperação sul-sul.

 

Para mais informações, clique aqui.