CONHEÇA NOSSOS NOVOS ESTAGIÁRIOS VOLUNTÁRIOS

No segundo semestre de 2016 chegaram ao BRICS Policy Center os novos intercambistas que irão compor o quadro de Estagiários Voluntários. Anders JensenFrederik SkaaningSamantha Mesquita e Maria Nagawa iniciaram suas pesquisas em torno da área de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoFrancesco Petrone e Tara MacKinnon, por sua vez, farão parte da Plataforma Socioambiental.

Anders Jensen e Frederik Skaaning, dinamarqueses, são mestrandos em Desenvolvimento e Relações Internacionais, tema que aborda as RI em um aspecto político, econômico e sociológico, pela Aalborg UniversityA pesquisa de Jensen converge com a do BPC no sentido em queele está interessado em saber como os BRICS podem fazer frente aos interesses estadunidenses no Banco Mundial e, ainda, como os EUA e a China são capazes de influenciar e proteger seus interesses na Venezuela e América Latina. Skaaning, por sua vez, busca investigar o bloco IBSA, que mantém um fórum de negociações sobre aspectos políticos, econômicos e sociais num contexto de cooperação Sul-Sul, ligando-se, assim, à linha de pesquisa do BPC. Ao final de seu tempo no BPC, Anders publicará um Monitor sobre o Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS. Frederik produzirá um Fact Sheet comparativo entre o China-CECAC e o FOCAC.

Samantha Mesquita, também mestranda em Desenvolvimento e Relações Internacionais pela Aalborg University, pesquisará como os BRICS podem “funcionar como uma ponte” para que a matéria de Cooperação Fiscal Internacional se torne mais democrática e representativa, com o Brasil à frente da defesa de países menos desenvolvidos, já que a questão vem sendo historicamente dominada pela OCDE e pelos países do Norte Global. O resultado de sua pesquisa será um possível Fact Sheet sobre o assunto.

Maria Nagawa, da Uganda, é mestre em Política Econômica Internacional e vem ao BPC para analisar as relações comerciais entre os BRICS e a Comunidade da África Oriental, já que, segundo ela, tais relações são parte importante de qualquer tipo de cooperação. O intuito da pesquisa é garantir que não existem oportunidades de cooperação que não estejam sendo exploradas pelo bloco. Defende, ainda, que o dinamismo gerado pelo livre movimento de capital, pessoas e bens, que é essencial para o desenvolvimento, deve ocorrer entre países do Sul global para alterar a relação atual Norte-Sul. Maria pretende cursar doutorado no IRI/PUC-Rio e, possivelmente, publicará um Policy Briefcom o BPC durante sua estadia no Rio.

Francesco Petrone, italiano, é mestre em Ciência Política pela Universidade de Barcelona e PhD em Filosofia Política pela mesma Universidade. Seu interesse pelo Centro surgiu com pesquisas que realizou sobre os BRICS e como novas potências desafiam as atuais decisões globais. Durante seu período no BPC, Francesco focará na influência dos países BRICS na mudança climática e nas decisões da COP21, fazendo parte da Plataforma Socioambiental. Francesco publicará um Policy Brief sobre Governança Global e mudança climática.

Finalmente, Tara MacKinnon, dos Estados Unidos, é mestranda em Relações Internacionais pela Syracuse University, em Nova Iorque, com ênfase em Desenvolvimento e América Latina. Está realizando pesquisa em torno da cooperação Sul-Sul, na relação entre a China e certos países da África, focando, para isso, no Forum on China-Africa Cooperation (FOCAC) e no Fórum de Macau. MacKinnon faz parte daPlataforma Socioambiental, ajudando na pesquisa sobre o Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS. Seu tempo no BPC resultará na produção de um Fact Sheet sobre o FOCAC, a ser publicado futuramente.

Para mais informações sobre como realizar um estágio voluntário no BPC, contate-nos pelo email: bpc@bricspolicycenter.org ou acesse.