CONGRESSO LASA 2016

Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) organizou entre os dias 27 e 30 de maio de 2016, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, o Congresso LASA 2016 que contou com a participação de pesquisadores do BRICS Policy Center.

Com mais de 12.000 sócios, a associação da LASA, que esse ano celebra seus 50 anos, é composta de indivíduos e instituições dedicadas ao estudo da América Latina, reunindo especialistas de todas as disciplinas e profissões em todo o mundo. A “missão da LASA é promover o debate intelectual, a pesquisa e o ensino sobre a América Latina e Caribe e seus povos em todas as Américas, promover os interesses do seu quadro diversificado de sócios e incentivar a participação cívica por meio do aumento de uma rede de relacionamentos e debate público”.

Durante a conferência anual em NY, alguns dos pesquisadores do BPC apresentaram artigos sobre diferentes temas relacionados às pesquisas no Centro:

– Na sexta-feira, 27, Paulo Esteves, supervisor do BRICS Policy Center, presidiu a mesa sobre Política Externa Brasileira, e apresentou o paper produzido em conjunto com a Srta. Manaíra Assunção “Unpacking Brazilian South-South Co-operation: Policy Networks and Structuring Co-operation in Mozambique”.

– No dia 28, na mesa “International Security: Old or New Affairs?”, presidida por Rut Diamint (Universidad Torcuato di Tella), sobre mediação e resolução de conflitos, a supervisora do projeto GSUM, Mônica Herz e a pesquisadora Claudia Fuentes (GSUM/PUC-Rio) apresentaram respectivamente seus Papers “The Study of Conflict Resolution in Latin America” e “Is Brazil a Peace Promoter? Conflict Resolution in Brazil´s Foreign Policy”.

– Ainda, na segunda feira (30), a pesquisadora Claudia Fuentes participou da mesa “¿De la esperanza al desencanto? Las relaciones de América Latina con Estados Unidos en la era Obama” como debatedora.

Clique aqui para obter mais informações sobre o programa da conferência.