Conferência “From Rising Powers to Interdependent Futures” discute Governança Global

Dos dias 21 a 23 de junho, 2017, a The University of Manchester e a Economic & Social Research Council (ESRC) organizaram a conferência “From Rising Powers to Interdependent Futures” em Manchester, na Inglaterra. O BRICS Policy Center esteve presente através da participação de seu Supervisor Geral, Prof. Paulo Esteves. A conferência reuniu acadêmicos, representantes da sociedade civil e empresarial para discutir as implicações que as potências emergentes como a China, Índia, Brasil, Rússia e África do Sul têm para a governança global e as interdependências globais.

A conferência foi baseada nas descobertas de uma pesquisa interdisciplinar com temática “Rising Powers and and Interdependent Futures”, que foi financiada pelo ESRC e teve início em 2012. No cerne desse porgrama de pesquisa estão doze estudos, localizados em dez universidades de renome espalhadas pelo Reino Unido, com o intuito de explorar os aspectos distintos sobre como essas potências emergentes se engajam e desafiam as visões tradicionais de governança global.

Prof. Paulo Esteves participou da mesa redonda com o tema “A 2017 Perspective”, onde dividiu a fala com acadêmicos chineses e ingleses para tratar do momento atual dessas potências emergentes.