BRICS Policy Center participa de reunião com jovens pesquisadores da China House para discutir as relações Brasil-China e futuras colaborações

No dia 27 de Junho, quinta-feira, a professora Maria Elena Rodriguez, pesquisadora do BRICS Policy Center, participou de um encontro com  a organização chinesa China House, representada pelo  seu fundador e diretor, Hongxiang Huang, e outros  pesquisadores-membros. A reunião teve como objetivo principal intercambiar  pontos de vista sobre a presença da China no Brasil, os investimentos realizados nos país e as relações econômicas. Também foi o momento  para os pesquisadores chineses apresentarem  as primeiras conclusões sobre seu trabalho de pesquisa feito durante as duas semanas de permanecia no Brasil, onde tiveram a oportunidade de entrevistar membros da comunidade chinesa e altos diretores das grandes empresas chinesas que atuam no país. O encontro  também contou com a participação de pesquisadores da UERJ e aconteceu na Columbia Global Centers, Rio de Janeiro, tendo em vista que o diretor da China House estudou na Columbia University.

A China House é uma organização social que envia jovens chineses a diversos países do mundo para a promoção de projetos de pesquisa e ações comunitárias, com o objetivo de treinar jovens profissionais chineses a servir como ponte entre as comunidades chinesas no exterior e o resto do mundo. A organização produz pesquisas independentes sobre os investimentos externos da China nas economias emergentes e propõe formas de engajamento com as comunidades chinesas localizadas nesses países. No final do encontro, se definiram algumas propostas de trabalho conjunto.