BPC sedia o seminário “Desenvolvimento e Mobilidade em Perspectiva: do Global ao Local”

O Seminário “Desenvolvimento e Mobilidade em Perspectiva: do Global ao Local” teve como objetivo pensar as interseções e conexões entre mobilidade e desenvolvimento. Pensar em mobilidade e desenvolvimento – juntos, não separados – traz a possibilidade de aprofundamento do debate, pois reconhece a forma em que ambos operam, de maneira intrinsecamente relacionada. O evento ocorreu nos dias 16 e 17 de dezembro, buscando refletir e analisar sobre: em escala global, quais são tais indivíduos deslocados, por que estes saem das suas terras, o que os ameaça e quais são os obstáculos que perpassam ao longo de sua jornada; e, em nível local, na cidade do Rio de Janeiro, compreender quais são as barreiras para a mobilidade e o desenvolvimento dos moradores e cidadãos cariocas, seja no campo da moradia, do transporte, do direito à cidade, ou no âmbito socioambiental.

O seminário procurou incluir para o debate pesquisadores acadêmicos, membros da sociedade civil e movimentos sociais para pensar as diversas nuances e vertentes de mobilidade e desenvolvimento, em escala global e local. Assim foram compostas as mesas nas manhãs dos dias 16 e 17 de dezembro. A mesa 1, “Deslocamento em escala global: vertentes do deslocamento forçado”, teve a presença dos palestrantes Leilane Santos (GRISUL/UNIRIO), Ricardo Prata (IRI/PUC-Rio), e Mariana Kehl (Psicologia Clínica/PUC-RIO). A mesa 2, “Deslocamento e desenvolvimento no local: os movimentos presentes no Rio de Janeiro”, contou com os palestrantes Adel Bakkour (ONG Abraço Cultural), Juciano Rodrigues (IPPUR/UFRJ; Observatório das Metrópoles) e Cunca Bocayuva (NEPP-DH/UFRJ).

Da mesma forma, o evento buscou realizar diálogos entre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos pesquisadores do IRI/PET-TEPP durante este semestre para estabelecer um contato multidisciplinar, compreendendo como as dinâmicas abordadas, tanto no seminário quanto nas pesquisas, afetam o campo da mobilidade e o do desenvolvimento. Os painéis com os alunos pesquisadores foram realizados nas tardes dos dias 16 e 17 de dezembro, com apresentações de Ariel Faccioli, Camila Medeiros, Carolina Futuro, Cleyton Lima, Giullia Marques, Kendra Camacho, Lucas Dantas, Luíza Macedo, Manuela Agrello, Maria Beatriz Mello, Mayara Maciel e Natália Tury.

Além disso, na tarde do dia 16/12, o evento contou com um exercício de debate entre os alunos pesquisadores sobre o tema “Internacionalização da Amazônia”, procurando explorar os pontos favoráveis e desfavoráveis sobre essa discussão de extrema pertinência no cenário brasileiro atual. A atividade visou compreender e analisar se a moção “devemos defender a internacionalização da Amazônia?” deveria ser efetivada ou não, com base no arcabouço argumentativo dos debatedores. Compunham o grupo a favor os alunos pesquisadores: Ariel Faccioli, Bruno Bowmer, Carolina Martins, Cristina Shah e Manuela Agrello. Já o grupo contrário tinha como debatedores Ana Luiza Fernandes, Gabriel Estill, Luíza Ramalho, Natália Tury e Vinícius Lopes. A posição no debate não necessariamente refletia o real ponto de vista dos debatedores.