BPC RECEBE A FUNAG E O CICIR PARA A MESA REDONDA “A DIPLOMACIA CHINESA NO NOVO CENÁRIO INTERNACIONAL, AS RELAÇÕES COM O BRASIL E OS BRICS”

No dia 6 de novembro de 2015 o BRICS Policy Center organizou, em parceria com a Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG), a mesa redonda “A diplomacia chinesa no novo cenário internacional, as relações com o Brasil e os BRICS”. Participaram do debate, além dos professores Paulo Esteves e Paulo Wrobel, do BRICS Policy Center / IRI, os membros do China Institutes of Contemporary International Relations (CICIR) Feng Zhongping, Li Xin, Yang Shouguo e Sun Yanfeng, além do Embaixador Sérgio Moreira Lima, da FUNAG, e do Sr. Alessandro Cardenas, do IPRI/FUNAG.

Os principais pontos de debate levantados pelos participantes da mesa redonda foram a respeito do entendimento dos países do bloco do BRICS sobre a função deste, as expectativas sobre o futuro funcionamento do banco dos BRICS e sobre o novo papel da China na economia mundial, uma vez que enfrenta, pela primeira vez em muitos anos, uma desaceleração no crescimento de sua economia. Foi mencionado o tratamento dispensado aos BRICS pela imprensa mundial e sua tendência em dar grande ênfase às divergências entre os países, em detrimento dos pontos em comum entre estes. O grupo chinês apresentou a previsão de que os BRICS estão em processo de construção de um protagonismo na política mundial, principalmente por representarem a emergência de novos mercados, e argumentou que o papel dos think tanks preocupados com política mundial é contribuir para o entendimento geral sobre governança global econômica e financeira.

A relação especial entre o Brasil e a China foi ressaltada – além de ser a maior economia da América Latina, o Brasil constitui o maior parceiro comercial da China na região. Como importantes forças na articulação política dos BRICS, foi argumentado que os dois países devem assumir a vanguarda do movimento na expectativa de pressionar para uma reforma na ordem econômica e política mundial, ordem esta que foi estruturada após a II Guerra Mundial, e até hoje não passou por nenhuma reforma significativa. As três instituições finalizaram o encontro reforçando as intenções e planos para a contribuição mútua continuada entre si.

No dia anterior aconteceu, na sede da FIRJAN, uma reunião e debate com a delegação do CICIR. Diversas instituições participaram do evento, contando principalmente com representantes governamentais e da academia. O BRICS Policy Center esteve presente, representado pelos pesquisadores Geovana Zoccal e Sérgio Veloso. O Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) foi representado pelo coordenador da pós-graduação, professor Kai Kenkel.

Durante a reunião o Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, Presidente da FUNAG, conduziu uma discussão sobre as relações Brasil-China, pesquisas acerca das relações internacionais desses países, bem como o conhecimento que cada um desses atores tem acerca do outro. O CICIR apresentou sua trajetória e trabalho, e ouviu dos atores presentes as linhas de pesquisa e esforços presentes nessa direção.