A Expansão Econômica da China e seu Impacto na Economia Global

Em 24 de outubro de 2018, o BRICS Policy Center, em parceria com o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, sediou o seminário “A Expansão Econômica da China e seu Impacto na Economia Global”.

A palestra foi ministrada pelo professor Tomoo Marukawa, da Universidade de Tóquio, que viveu na China por muitos anos e, em sua pesquisa, compara a ascensão da China ao Japão na década de 1970.

O seminário teve como objetivo discutir a mudança no status da China na economia internacional e o crescente engajamento do país no desenvolvimento econômico das economias emergentes, que estão se tornando cada vez mais dependentes das relações comerciais com a China. A professora Maria Elena Rodrigues explicou por que a importância acadêmica da realização do seminário:

– Essa discussão permitiu também analisar de maneira mais aprofundada o crescimento da relação entre Brasil e China na área de investimento, a diversificação da pauta comercial e o reflexo na relação com América Latina, já que o Brasil funciona claramente como um pólo difusor não só da presença da China, mas também da sua operação na América Latina.