1º Fórum de Think Tanks em Cooperação Pragmática

1st BRICS Think-Tank Forum on Pragmatic Cooperation aconteceu nos últimos dias 25 e 26 de maio, 2017, e foi organizado pelo Centro de Estudos dos BRICS da Universidade de Fudan, em Xangai – China, instituição com a qual o BRICS Policy Center mantém constante diálogo. Além da Universidade de Fudan, fazem parte da Comunidade de Shangai para estudos dos BRICS o Instituto de Economia Mundial da Academia de Shanghai de Ciências Sociais e o Instituto de Estudos Internacionais de Shanghai.

BRICS Policy Center foi representado pela pesquisadora Geovana Zoccal no Fórum que, entre mais de 50 representantes governamentais, organizações internacionais e da academia, contou com a participação do Embaixador Celso Amorim (ex-Ministro das Relações Exteriores e ex-Ministro da Defesa), Paulo Nogueira Batista (Vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento) e Chen Duqing (ex-Embaixador chinês no Brasil).

O Fórum, cujo tema foi “Globalization in the Time of Transition: Shared opportunities, challenges and responsabilities for BRICS” discutiu assuntos relacionados à cooperação sub-regionaldesenvolvimento institucionalcooperação para o desenvolvimentocooperação educacional e cooperação econômica. Seu objetivo central foi analisar os próximos passos dos países BRICS dada à aproximação com a virada da década e um contexto atual de recuperação econômica, ascensão do protecionismo e processos de antiglobalização e como essas questões se traduzem em desafios e oportunidades para o bloco.